Rodrigo Stocco fez carreira em uma multinacional almejada por muitos executivos: Ambev. Entrou como trainee na companhia de bebidas, aos 22 anos, e saiu como diretor de revendas, aos 30 anos.
Sempre quis ter negócio próprio. Isso tem a ver com personalidade. Sou empreendedor e, apesar da Ambev incentivar isso, é uma empresa com hierarquia como qualquer outra, explica.
Stocco abriu a primeira franquia em Campo Grande (MS), cidade que conheceu a trabalho, na Ambev, e na qual identificou oportunidade de mercado para franquias na área de moda. Escolheu a marca de acessórios femininos Morana para iniciar a empreitada, em outubro de 2007.No ano seguinte, na mesma cidade, o engenheiro de formação abriu uma unidade da Equus Jeanstyle, de roupa feminina; em 2009 apostou em uma loja da Pucket, de moda íntima; e em 2010 abriu uma unidade da Tip Top, de calçados, e ainda investiu na quinta marca: a Touch, de relógios.
A franquia é um modo de experimentar um negócio, mas ter uma marca própria era meu objetivo desde o início, considera.
Esse sonho foi realizado em maio de 2011, quando ele lançou em sociedade com a irmã – Kátia Stocco, arquiteta e estilista de acessórios – a marca My Gloss, especializada em acessórios femininos. Hoje, a rede tem duas lojas próprias em Campo Grande, duas franquias em São Paulo e pretende chegar a 15 unidades até o final do ano.
Eu não conseguiria ter meu negócio próprio, ou teria muito mais dificuldade, se não tivesse tido experiência como franqueado. Agora, a cobrança é muito maior quando você é franqueador do que quando é franqueado, mas isso é saudável, afirma.
Segundo Stocco, alguns fatores são fundamentais para um negócio prosperar: a correta escolha do ponto e a proximidade com a equipe. O empreendedor também aconselha que os interessados em investir em um negócio próprio estudem muito o setor.
Para quem busca ser franqueado, é preciso escolher muito bem a marca, porque existem franqueadores que vendem a franquia como produto e não buscam parceiros para o negócio crescer. Eu avaliei mais de 100 marcas para chegar em apenas cinco, conta.Hoje, com a My Gloss e as quatro franquias que os pais ajudam a administrar – a unidade da Morana foi vendida para evitar conflito de interesses -, Stocco se diz satisfeito por ter escolhido o caminho do empreendedorismo.
No último trimestre, a My Gloss foi a marca que mais vendeu entre as franquias que abri em Campo Grande. Tenho rentabilidade, horário próprio e não estou mais sujeito à vulnerabilidade do setor privado, que tanto me incomodava, afirma o engenheiro paulista com MBA em varejo, que está retornando à sua terra Natal.